quinta-feira, 25 de junho de 2009

Canhotas(os) de plantão!!!





Fomos salvas pelo século 21!!!

Ser canhoto ou esquerdino (em português de Portugal) significa ter mais habilidade com a mão esquerda do que com a mão direita. Mas esta característica tão simples teve, ao longo do tempo, implicações muito importantes a nível da sociedade e da religião: de facto, “canhoto” é também o mesmo que demônio, daí a utilização da expressão “cruzes, canhoto!”
Embora inicialmente a palavra latina “sinister“, que queria dizer “esquerdo”, significasse “afortunado”, as línguas francesa, espanhola e italiana aplicam à palavra canhoto um significado pejorativo: esquerda em italiano diz-se “sinistra” e a palavra francesa “gauche” (esquerdo) pode aplicar-se também a algo incorrecto ou desajeitado, no sentido idêntico ao da palavra portuguesa “canhestro”, que é sinónimo de canhoto. Na religião muçulmana, houve mesmo alguns seguidores de Maomé que afirmaram que Alá tinha duas mãos direitas. Excepção à regra é o grego, que foi o único a favor da esquerda, no que se refere ao sinónimo. O termo grego que designa a mão esquerda, tem o sentido de “melhor” e a mesma origem da palavra “aristocracia”.
Na época medieval, as mulheres canhotas foram alvo de especial perseguição, tornando-se os bodes expiatórios perfeitos para aplicar a qualquer pessoa que tivesse um comportamento diferente do “normal”. A propaganda religiosa sobre o “pecado” enraizou-se em massa nas comunidades, dando origem a uma rede de intrigas que envolvia também as velhas, as viúvas, as loucas, as solitárias, as promíscuas e as parteiras e praticantes da medicina popular. No caso das canhotas, as acusações de bruxaria baseavam-se na relação estabelecida nos textos antigos entre o lado esquerdo e o pecado e a tentação.

Fonte:SANTOS, Manuel Coelho dos, O direito de ser canhoto, Lisboa, Quarteto Editora, 1991.

Foto:www.cidadedocerebro.com.br

4 comentários:

  1. Que post interessante!!!!
    Acompanho as desditas dos canhotos no meu dia-a-dia. Sou coordenadora do serviço de saúde bucal aqui em um município da grande São Paulo e temos 2 dentistas canhotos. Nossa, é um sofrimento para os dois trabalharem nas cadeiras odontológicas feitas para destros....ula verdadeira aula de contorcionismo!!!
    Tem um selinho para vc lá no meu blog!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Querida Dri, grata pelo comentátio que v/c deixou no meu blog NUPSEA.
    Acho qu v/c iria gostar muito mais das matérias do meu Blog Fitness:
    http://aptidaofisicaesaude.blogspot.com.
    Se tiver um tempinho dê uma olhadinha tem matérias bem interessantes como esta que v/c gostou e resumos na barra lateral e em baixo. Venha conferir!!!
    Abs.
    Eliane

    ResponderExcluir
  3. Cruzes, canhoto!
    hauahuahua, que triste!!
    Não sabia dessa nao!!!

    ResponderExcluir
  4. eu... rs
    sei disso tudo "sinto na pele" nada de trico, nada de coisas normais... pra acrescentar ainda fui reprovada duas vezes por mudar a marcha do carro com a mão esquerda, acredita (ser reprovada por isso...rs) pode parecer loucura mas é assim...facil pra mim, mas ninguem entende isso. Confesso amo ser canhota...
    e bruxa... bom nasci assim...rs nada de arrependimentos e me orgulho de ter pessoas no meu hall de amigos assim como você.
    beijos amiga
    Cris

    ResponderExcluir

Que bom você por aqui!!!